logo RCN
NOTÍCIAS

Proposta da Udesc Joinville é contemplada com recursos da Finep

  • Divulgação - Equipamento faz parte da infraestrutura do Centro Multiusuário do CCT

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville teve proposta aprovada no Edital SOS Equipamentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A instituição foi contemplada com o repasse de R$ 275.439. A Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Ação transversal foi uma iniciativa da Finep com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O objetivo da chamada era selecionar propostas para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e grande porte, cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Conforme critérios e limites do Edital, a Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi) contatou os centros de ensino e, então, apresentou quatro subprojetos na proposta institucional. Após análise pela Finep, apenas o subprojeto que apoia a "Manutenção do Difratômetro de Raios X do CMU/CCT" foi contemplado.

A parte técnica do subprojeto que compôs a proposta institucional foi elaborada pelos docentes Marilena Valadares Folgueras, Cesar Edil da Costa, Abel André Cândido Recco e Daniela Becker. A equipe da Cipi providenciou para a proposta dados institucionais, histórico de parcerias com a Finep e diagnóstico institucional.

A celebração do convênio era estimada para dezembro de 2020, mas a conclusão do trâmite só ocorreu em abril deste ano. A conclusão do projeto, conforme cronograma apresentado na proposta é de doze meses, dada a singularidade da manutenção do equipamento e origem dos insumos.

O Difratômetro de Raios X possui uma configuração que inclui acessórios para análise de filmes finos, tensão residual, câmera quente e análise ambiental, permitindo a caracterização de materiais através da técnica de difração de Raios X para obter materiais para diferentes aplicações como: nanopartículas funcionalizadas com potencial de aplicação em tratamento de água, nanocompósitos para área da saúde, nanopartículas para utilização em dispositivos óptico eletrônicos, filmes finos nanoestruturados para aplicações em alta temperatura e pigmentos fotocatalíticos.

Vários grupos de pesquisa da Udesc utilizam o equipamento para o desenvolvimento de estudos nas áreas de metalurgia, cerâmica e polímeros. Este equipamento faz parte da infraestrutura do Centro Multiusuário do CCT (CMU-CCT) ampliando o acesso à comunidade interna e externa à Udesc. O equipamento também atende a outros centros de ensino da Udesc e usuários externos, como instituições de ensino superior de Santa Catarina e empresas da região.

"A Aprovação deste projeto é muito importante para a manutenção da infraestrutura do Centro Multiusuário do CCT e com isso manter o atendimento à comunidade interna e externa da Udesc, e contribuir para o desenvolvimento tecnológico regional", afirmou a coordenadora do CMU, Daniela Becker.


Assassino usou espada samurai durante chacina em creche de Saudades Anterior

Assassino usou espada samurai durante chacina em creche de Saudades

Doação de supermercado vai atender famílias cadastradas nos CRAS de Joinville Próximo

Doação de supermercado vai atender famílias cadastradas nos CRAS de Joinville

Deixe seu comentário